segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Filhoses de Abóbora

Eu gosto muito de filhoses, mas sou muito esquisita:
- não podem ser muito rijas
- não podem ter pouca abóbora
- tem de ter bastante açúcar e canela
- nunca, mas nunca mesmo podem ficar impregnadas de óleo...detesto!

Ora portanto, com tanta esquisitice era de esperar que as soubesse fazer bem certo? Errado... Nunca tinha feito, mas já tinha comido! ;) Conta?

Bem isto é um pouco estranho, mas já me andava a apetecer filhoses desde Setembro... o que é um bocado estranho, e já tinha comentado isso com o marido, ao que ele simpaticamente me responde: "Deixa lá, está aí quase o Natal, depois tu comes!"... Ohh... No Natal TODA a gente faz filhoses, e quando apetece uma coisa a uma mulher, apetece...e a mim apetece-me agora...quer dizer, não foi bem agora, mas o sentimento recalcado ficou cá até agora.

Entretanto, qual não é o meu espanto quando vejo que um dos blogs que gosto de visitar, Desastres Culinários tinha acabado de publicar uma receita de filhoses de abóbora!! Era um sinal!! Ora aqui está ela:

Ingredientes:

800 g de abóbora menina
50 ml de leite
1 mão cheia de açúcar
3 ovos pequenos
1/2 pacote de fermento de padeiro seco
1/2 laranja (sumo e raspa)
1 pitada de aguardente
+/- 300 g de farinha de trigo
1 lt de óleo
Açúcar q.b.
Canela q.b.
Sal q.b.

1. Descasque e tires as sementes à abóbora. Corte-a aos bocados e coloque-a numa panela com água e sal e deixe cozer.
2. Escorra e desfaça a abóbora com um garfo. Volte a deixar escorrer a abóbora com a ajuda de um passador grande. Com a varinha mágica, desfaça a abóbora em puré, e mais uma vez deixe escorrer a água.
3. Junte o leite, o açúcar, os ovos e bata bem (talvez com uma colher seja melhor para não sujar muito a cozinha =D).
4. Adicione a farinha, o fermento, a raspa e sumo da laranja e a aguardente e volte a bater bem. É normal a massa ficar mole... mas se estiver muito mole adicione um pouco mais de farinha.
5. Tape a massa e deixe levedar num sitio quentinho. Eu costumo aquecer o forno aos 40ºC, DESLIGO, e depois coloco lá a massa com a porta entreaberta... 1 hora é suficiente. A massa tem de ficar rendada... com buraquinhos.

Nota: Eu não usei fermento de padeiro porque não tinha, nem coloquei a aguardente nem o sumo de laranja, apenas pus a raspa. Ficaram... perfeitas mesmo! Mas para a próxima vou tentar fazer tudo direitinho e conforme manda a receita. Bom apetite!


 
Obrigada pela visita!

1 comentário:

  1. Fiz a tua receita mas como também não tinha fermento de padeiro, usei do normal :D e troquei a aguardente por um cálice de vinho do Porto e acrescentei nozes. Ficaram divinais :D

    ResponderEliminar