domingo, 13 de abril de 2014

Tarte Pastel de Nata

Olá!!

Quando não tiverem ideias de que sobremesa fazer e quiserem algo rápido, fácil e que agrade a todos, esta é a sobremesa ideal. Dá pouco trabalho, e temos o prazer de fazer um pastelão de nata muito, muito saboroso... ;-) A receita foi cedida por uma colega de trabalho, Mary Light, que aprecia e muito, este tipo de receitas: rápidas, fáceis e saborosas!

Ingredientes:

- 200 g de açúcar
- 3/4 de 1 litro de leite (750 mL)
- casca de limão
- 3 gemas
- 3 colheres de sopa de maizena (bem cheias)
- 1 colher de café de aroma de baunilha
- 1 base de massa folhada de compra

Preparação:

1 - Colocar 1/2 L de leite (500 mL) ao lume com 3 a 4 cascas de limão fininhas, pois a parte branca do limão dá um sabor pouco agradável, e deixar até ferver.
2 - A frio e numa tigela à parte misture as 3 gemas com 1/4 L de leite (250 mL), com a vareta de arames, e ainda uma colher de café de aroma de baunilha. No mesmo recipiente adicionar as 3 colheres de sopa de farinha maizena e mexer bem até dissolver tudo. 
3 - Adicionar este preparado ao anterior e deixar em lume brando até engrossar bem, indo sempre mexendo para não agarrar ao fundo.
4 - Colocar a massa na tarteira e picar toda a massa com um garfo, não esquecendo as laterais, para que esta não inche e estrague tudo. Cortar o excesso de massa caso exista e compor o bordo.
5 - Colocar o creme dentro da tarteira e levar  ao forno a 180ºC por aproximadamente 35 min.
6 - Sirvam e deliciem-se!!!




Nota: a temperatura do forno é aproximada, há fornos que queimam demasiado a superfície sem cozer o interior, caso aconteça é melhor tapar com papel de alumínio ou colocar a tarte na zona mais inferior do forno, mas não colada ao fundo!!! Vigiem sempre quando for a primeira vez que façam. Ela costuma inchar tipo balão durante a cozedura mas depois abate e fica direitinha.

Obrigada pela visita!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário