domingo, 13 de julho de 2014

Pão recheado com queijos e enchidos

De volta após uns mesitos...

Desleixei-me, é verdade...não, não deixei de cozinhar... ;-)

Após umas férias revigorantes, cá estou eu novamente!!

Aqui está uma receita que eu provei pela primeira vez aquando de uma viagem a casa de uns amigos dos meus sogros, na zona de Cascais. Desgraçada de mim, tinha ido apertar o aparelho dos dentes nesse mesmo dia...e pouco comi! Mas era tão bom...que não descansei até encontrar a receita deste pequeno petisco que enche a barriguinha, quase nem é preciso prato principal!!!

Deixem-me informar, que normalmente, as pessoas escolhem o lugar da mesa consoante a proximidade do pão recheado...e no fim nem a casca sobra!

Agora pensem...e experimentem!

Ingredientes:

1 - Pão tipo caseiro (costumo usar daqueles do Intermarché: pão de Rio Maior)
100 g - Queijo Mozarella ralado
100 g - Queijo Emental ralado
100 g - Queijo flamengo
150 g - Bacon fumado
150 g - Chourição
1 - Cebola média
4 - Colheres de sopa de maionese
1 - Colher de sobremesa de vinagre (ou sumo de limão)
1 - Colher de sobremesa de mostarda

Preparação:

1 - Cortar uma "tampinha" do pão, cuidadosamente, e tirá-la.
2 - Com as mãos, retirar o miolo do pão, tendo o cuidado de o ir separando em pequenos pedaços. Reservar com película aderente por cima para não secar o miolo.
3 - Numa taça misturar a cebola picada bem pequenina, os queijos ralados, o queijo flamengo, o chourição e o bacon cortado em pequenos pedaços (tipo 0,5 cm de largura).
4 - Juntar a maionese, o vinagre/sumo de limão e a mostarda.
5 - Misturar tudo muito bem com a ajuda de uma colher.
6 - Levar ao forno por cerca de 1h, a cerca de 170ºC e com papel de alumínio por cima.
7 - Ir verificando se está tudo bem derretido e homogéneo com a ajudar de um garfo, mexendo o conteúdo do pão.
8 - Cerca de 10 minutos antes de tirar o pão do forno, tira-se o papel de alumínio e coloca-se a "tampa" do pão.
9 - Servir com os miolo previamente reservado e/ou com tostas.





Deliciem-se...e comentem!

Obrigada pela visita!

1 comentário: